Ligue62 3212-4343
Dr. Vicente de P. Borges Dr. Dalvo da S. Nascimento Jr. Dr. Luiz F. Veloso Dr. Sandro da S. Reginaldo Dr. Ricardo J. do Couto Dr. Paulo Silva Dr. Jefferson Soares Martins Dr. Leandro Alves de Oliveira Dr. Rogério da Silva Gomes Dr. Lauro Alessandro Q. Santana Dr. Rogério de Andrade Amaral Dr. Guilherme da Silva Gomes

Dicas de Saúde

Trauma do Esporte é na COT

Publicado em : 11/09/2014

A prática de esportes orientada é uma atividade recomendada para garantir saúde, bem-estar e longevidade às pessoas. Os profissionais e amadores de diversas modalidades, tais como: natação, balé, judô, jiu-jitsu, skate, futebol e outros.

Desde 2004, a COT em parceria com o Vila Nova Futebol Clube tem prestado esse tipo de atendimento especializado aos atletas do tme goiano, desde as categorias de base ao time profissional. Segundo o médico Ricardo J. do Couto, que atende na COT e é o coordenador do Departamento Médico do Vila Nova, os traumas desportivos mais freqüentes no futebol são as lesões musculares e contusões causadas por equipamentos inadequados (tênis, campos esburacados). Há dois anos realizando este trabalho no tme goiano, o médico afirma que cerca de 40% das lesões ocorridas durante a prática do futebol são musculares. "Por isso, realizamos com os atletas palestras e outros trabalhos científicos de prevenção de traumas desportivos", enfatiza ele.

Ainda de acordo com o médico, o profissional especialista em Medicina do Esporte deve atuar estimulando a prática regular de atividade de lazer;enfatizando a prevenção de traumas e esclarecendo sobre os benefícios deo esporte e os riscos do sedentarismo. Mas é necessário também que o paciente saiba que quando necessário, o médico do esporte irá atuar na recuperação do atleta-paciente, enfatiza Ricardo.

Dicas de Saúde

ARTROPLASTIA TOTAL DO QUADRIL (ATQ)

ATQ É A SUBSTITUIÇÃO DA ARTICULAÇÃO DO QUADRIL POR UMA PRÓTESE. MILHARES DE PACIENTES, ANUALMENTE, SÃO SUBMETIDOS À ATQ.

Atividade física

Antes de iniciar qualquer atividade física, consulte um médico para um exame clínico adequado e receber a orientação de quais atividades você pode realizar e as que deve evitar.

Escolha do exercício físico

Escolher uma atividade que lhe traga prazer e seja bem tolerada. A atividade não precisa ser muito forte para melhorar a sua saúde. Após três meses de atividade física regular você já notará as diferenças. 

Exercícios aeróbicos

Exercícios aeróbicos devem ser feitos, se possível, todos os dias, com duração mínima de 30 a 40 minutos. Uma forma prática e muito comum de controle da intensidade do exercício aeróbio é a medida da freqüência cardíaca. 

Início de atividade física

Todo início ou reinício de atividades deve ser gradativo, especialmente para os indivíduos mais idosos. A atividade não deverá provocar fadiga em cada sessão de exercícios, mas tão-somente cansaço leve, que demande menos de uma hora pós-esforço ára sei desaparecimento completo.

Realização de atividade física

A Liberação para a realização de atividades físicas ou esportes competitivos deve ser realizada por um médico. Este realizará um exame clínico completo e eventualmente, um teste de esforço em casos especiais, como em pessoas idosas e em portadores de doenças vasculares ou com antecedentes familiares de problemas cardíacos.